Espaço para a educação

Emei Laranjal começa a ser construída

Primeira escola municipal de ensino infantil do balneário irá funcionar no antigo Praia Sete; obra deve ser encerrada no final de 2018

Gabriel Huth -

Uma das tantas necessidades básicas das quais o Laranjal carece pode ter data para ser sanada. Está em andamento na área do antigo Praia Sete - Praça Nova Palma - a construção da primeira Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) do balneário.

Oito pessoas trabalham atualmente na obra que, iniciada há três meses, tem já concluídas as etapas de escavação de estacas dos prédios, muros e blocos de fundição. A previsão é de que para o fim de 2018 o trabalho esteja finalizado.

Com 896 metros quadrados de área construída, a Emei terá a capacidade de receber 94 alunos em regime integral ou ainda 188 em dois turnos. No local serão instaladas salas de aula, de multiuso, sanitários, fraldários, ambiente coberto para recreio, parque e refeitório, além de outros espaços pedagócios. A construção será possível pois a escola fará parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), do governo federal.

História
É sempre interessante conhecer as várias funções que o mesmo espaço já desempenhou através do tempo. Por 40 anos, muito antes de abrigar a Emei Laranjal, a Praça Nova Palma foi a cancha do Praia 7, lendário campeonato local de futebol organizado pela Rádio Universidade (RU). O torneio chegou ao fim em 2012 quando o Ministério Público (MP) alegou que não havia as exigências locais para tal uso do terreno. A área foi, então, devolvida à prefeitura.

Paulo Oliveira, morador da rua em frente desde aquela época, lembra com carinho que as partidas reuniam famílias de toda a região. “Tinha arquibancadas, o pessoal trazia isopores com bebidas e ficava aqui o dia todo. Jogadores profissionais chegaram a participar”, conta. Apesar da nostalgia, ele aprova a construção da Emei, exatamente pela ausência de uma escola do tipo em todo o bairro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Frente se mobiliza para agilizar soluções para o ambulatório do Centro Regional de Cuidados Paliativos Anterior

Frente se mobiliza para agilizar soluções para o ambulatório do Centro Regional de Cuidados Paliativos

Dia de incentivar doações de sangue Próximo

Dia de incentivar doações de sangue

Deixe seu comentário